Flores, Petén

Quando se planeia visitar o Parque Nacional do Tikal, uma passagem por Flores pode estar ou não no nosso caminho. Isto porque existindo opções de alojamento mais perto do parque não é obrigatório que Flores, a cerca de 70km de distância, seja o ponto de acesso às ruínas Maia. Para quem quer ir assistir ao nascer do sol já dentro do parque pode optar por uma dessas alternativas de alojamento em vez de se levantar às quatro da madrugada de forma a chegar ao Tikal ainda de noite.

Contudo esta pequena ilha virada para o Lago Petén Itzá, vale a pena ser visitada nem que seja um dia para retemperar forças. A tranquilidade que o lago transmite tem um efeito temperador. Há passeios de barco para quem optar por ir à praia ou simplesmente navegar sem rumo. Existe uma série de hotéis de baixo custo à escolha junto à orla, de preferência com varanda para apreciar o entardecer. Para finalizar o dia não faltam bares em regime happy-hour para beber uma Gallo, a cerveja eleita dos guatemaltecos. Existem vários restaurantes de cozinha regional e internacional tendo apreciado em particular o Terrazzo Ristorante & Bar.



À distancia de uma ponte está a cidade de Santa Elena. Para além de modernos centros comerciais, a estação rodoviária e o aeroporto não tem pontos de interesse que justifique a um viajante perder tempo. Preferível aproveitar o tempo para relaxar frente ao lago e hidratar-se com uma cerveja Gallo.

Sem comentários: