Parque Nacional do Tikal, Petén

Para visitar o Parque Nacional do Tikal existe à partida de Flores 2 saídas: às 06h00 para chegar à abertura do parque em horário normal ou às 04h00 para assistir ao nascer do sol com um custo adicional para abertura do parque em horário extraordinário. A empresa SAN JUAN opera viagens de ida e volta que embora seja a mais conhecida não deixou marca de eficiência.



O Parque Nacional do Tikal declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1979, está bem conservado, bem à altura do seu galardão. Compreende-se as restrições colocadas pela UNESCO no que respeita a obras de restauro pois muitas destas acabam por desvirtuar o natural envelhecimento dos monumentos. Há ruínas que continuam soterradas e assim se vão manter preservadas.



O espaço para além de acolhedor e limpo está bem organizado. Alguns dos templos têm acesso ao topo outros não por questões de segurança. Mesmo assim há graves lacunas sobretudo no topo do Templo IV de onde se desfruta de uma vista soberba, portanto local de passagem obrigatória por todos os visitantes independentemente da idade. O acesso é seguro mas chegados ao topo não existem barreiras de segurança, somente degraus desprotegidos até à base.



As consideráveis distancias entre templos permitem caminhar pelos trilhos desfrutando do espaço, com tranquilidade e algum isolamento, longe das multidões que normalmente acorrem a este tipo de locais. Para quem gosta de fotografar, consegue com um pouco de sorte e paciência, bons planos sem gente a borrar fotos. Para fugir ao calor do meio-dia e ao período de pico recomenda-se entrar à abertura do Parque.

Sem comentários: